
No dia 26 de julho de 2006 foi criado o BOPE-BATALHÃO DE OPERAÇÕES POLICIAIS ESPECIAIS da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, através do Decreto nº Nº 19.253, DE 25 DE JULHO DE 2006, publicado no BG n.º 139 de 27 de Julho de 2006, sancionado pela governadora Wilma Maria de Faria, que teve como primeiro comandante o Major PM Marcos Vinicius. Com três Companhias, sendo elas:
PRIMEIRO COMANDANTE DO BOPE RN
Major PM Marcos Vinicius
COMPANHIA DE CHOQUE, que teve como primeiro comandante o 1º tenente PM Albuquerque;
COMPANHIA DE CANIL, que teve como primeiro comandante o 1° tenente PM
COMPANHIA DE CHOQUE, que teve como primeiro comandante o 1º tenente PM IVSON ILA DE ARAÚJO, natural de Natal, nascido a 14 de agosto de 1978, filho de Geraldo Magela de Araújo e de Romilda Lima de Araújo.
COMPANHIA DO GATE, que teve como primeiro comandante o 1º tenente PM - ANDRÉ LUIS ARAÚJO FREIRE, natural de Natal, nascido a 14 de abril de 1976, filho de Erivaldo Freire de Souza e de Alda Araújo de Souza
Apesar de ter sido criado em 26 de julho, porém, o BOPE vinha trabalhando desde 16 de novembro de 1995, porém, a principal origem do BOPE vem desde 18 de maio de 1981, quando o então Comandante Geral, Coronel QEMA Sosígenes Andrade de Araújo criou e instalou no Quartel do Comando Geral, em Natal, o PAE-PELOTÃO DE ATIVIDADES ESPECIAIS, cujo pelotão em 7 de agosto de 1986, ainda comando do Coronel Sosígenes se transformou em CPCHOQUE-Companhia de Polícia de Choque, subordinada ao 1º BPM, sediado em Natal, conforme PORTARIA Nº 167/86 – PM/1-EM, em cumprimento a Lei estadual nº 5.501, de 5 de agosto de 1986, com as seguintes atribuições:
I – Executar mediante ordem, o policiamento ostensivo, preventivo, com força de situação e ação do pronto empre da força repressiva, visando o restabelecimento da ordem pública;
II – Executar todas as atividades relativas a criação, treinamento, assistência veterinária e emprego do cão policial;
III – Cumprir outras missões determinadas pelo Comandante Geral da Corporação.
PORTANTO, a origem do BOPE vem desde 1981, com as mesmas regras de hoje
As companhias do BOPE dependem de atuação ima das outras auxiliando no complemento das missões. Como por exemplo, os cães ajudam no isolamento da torcida, invasão de campo, tendo em vista os cães tem mais mobilidade, ainda na questão da Companhia do Canil, o BOPE TEM UMA PARCERIA COM A Polícia Federal.
O GATE é uma questão de contra resposta mais enérgica, assim o grupo é mais poupado, tendo em vista ser mais voltado a seqüestro, assaltos a bancos confirmados e salvamentos.
O CHOQUE é uma segurança no perímetro urbano para evitar transtornos à sociedade. Como base no treinamento Semanal tem o QTS-QUADRO DE TREINAMENTO SEMANAL onde todas as companhias têm um dia da semana para terem seus treinamentos em sua área
É de grande importância o apoio do BOPE para todos os Batalhões, tanto da Capital, como do Interior.
O BOPE fica sempre de prontidão e dá apoio a todos os batalhões. Havendo algum sinistro, o Batalhão está prontamente, com seus bens treinados policiais militares, em todos os aspectos de policiamento ostensivo, juntamente com o apoio da inteligência que repassa as informações para que a Unidade Policial Militar possa agir com rapidez, porém, respeitando, a hora certa. O BOPE só entra em diligência quando não houver mais negociações, aí os policiais do Batalhão de Operações Especiais entram em ação, isto é, dentro de quatro textos que é a: 1 - LEGALIDADE, 2 - PROPORCIONALIDADE, 3 - NECESSIDADE e 4 – OPORTUNIDADE DE AGIR, FALTANDO UM – “NÃO TEM COMO AGIR”.
AS operações do BOPE são voltadas para assaltos e seqüestros com reféns ou não. A parte de patrulhamento móvel é de responsabilidade do CHOQUE com o pelotão que são chamados de PATAMO-Patrulhamento Tático Móveis, com reforço na questão de seqüestros a bancos e desportivas.
DECRETO QUE CRIOU O BOPE RN
DECRETO Nº 19.253, DE 25 DE JULHO DE 2006.
Dispõe sobre a criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE na estrutura básica da Polícia Militar, e da outras providências.
A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 64, V, da Constituição Estadual e o art. 46 da Lei Complementar nº. 090, 04 de janeiro de 1991, modificado pelo art. 6º. da Lei Complementar nº. 218, de 18 de dezembro de 2001 e tendo em vista o que consta no processo nº 002/06 – GCG,
D E C R E T A:
Art. 1º Fica criado na estrutura básica da Polícia Militar do Estado, o Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, órgão de execução e unidade operacional de caráter especializado, subordinado ao Comando de Policiamento da Capital – CPC.
Art. 2º O Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE tem sede na cidade de Natal e sua área de atuação compreende todo o território do Estado do Rio Grande do Norte, competindo-lhe:
I – Atuar de maneira preventiva, como força de dissuasão, em locais onde se presuma ser possível a perturbação da ordem pública;
II – Atuar de maneira repressiva em caso de perturbação da ordem pública, onde haja ocorrências de natureza especial, tais como:
a – com reféns localizados;
b – apoio em rebeliões nos estabelecimentos prisionais;
c – apoio nas ocorrências de roubo a bancos ou a estabelecimentos comerciais;
d – seqüestros;
e – escolta de presos de alta periculosidade;
f – ocorrências que envolvam artefatos explosivos; e
g – outras.
III – Atuar em conjunto com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Co-irmã, nas ações de prevenção e repressão contra o crime organizado;
IV – Cooperar com os responsáveis no Estado em buscas e salvamentos, prestando socorros em casos de afogamentos, inundações, desabamentos, acidentes em geral, catástrofes e calamidades públicas.
Art. 3º Constituem órgãos de execução do Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE a Companhia de Polícia de Choque – CPChoque, a Companhia de Policiamento com Cães – CPCães e um Grupamento de Ações Táticas Especiais – GATE.
Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 25 de julho de 2006, 185º da Independência e 118º da República.
WILMA MARIA DE FARIA
Francisco Glauberto Bezerra
PRIMEIRO BRASÃO
merecia fotos antigas do primeiro grupo especial o pae pelotao de atividades especiais que era temida nos anos 80
ResponderExcluirOK! OBRIGADO PELA DICA. VOU PESQUISAR. ESTOU INSTALANDO O LINK BOPE RN. AGUARDE!!!
ResponderExcluirtenho como conseguir no minimo 15 fotos do pea pelotao de atividades especiais. tais como viaturas temidas toyota os opalas veraneio as temidas holiude na epoca o publico iria adorar tenho a foto da primeira viatura do pae
ResponderExcluirentão colega posta estas raridades para o bem dos bons tempo.
Excluiroi boa noite, de acordo com frank gostaria muito que posta-se fotos de soldados do P.A.E dos anos 80 servi de 83 a 88 e das viaturas pois sou um antigo sd.pm desta gloriosa policia . obrigado
ResponderExcluirpostar o logotipo do P.A.E uma aguia
ResponderExcluirmeu e-mail é ed.murfhi@hotmail.com para por favor enviar fotos do P.A.E
ResponderExcluirfrank manda pra mim fotos do p.a.e por, favor obriga meu e-mail ed.murphi@hotmail.com
ResponderExcluirok edilson vou mandar para seu email
ResponderExcluiroi frank, boa noite fico muito grato por isso,
ResponderExcluirvc foi ou é pm.
oi frank boa noite, ficarei muito grato por isso.
ResponderExcluirfrank manda pra mim fotos das viaturas valeu, brigadu.
ResponderExcluirBoa noite, por favor alguem que prestigie este link poderia postar fotos das antigas viaturas do p.a.e (toyotas, opalas) e dos praças só pra guardar de recordação. obrigado
ResponderExcluirALGUEM QUE PRETIGIE ESTE SITE TEM FOTOS DO ANTIGO P.A.E CASO TIVER POSTAR.
ResponderExcluirCompanheiro, não venho aqui, querer constestar a vossa valiosa pesquisa sobre a criação do pae e nem da cpchoque, mais no seu texto existem alguns equívocos em relação aos primeiros comandantes do GATE RN como também da CPCHOQUE, pois o GATE RN foi criado em 1996 pelo então Cmt Geral CEL Mesquita e o primeiro comandante do GATE foi o então 2º ten QOPM Marcos Vinícius SIlva da Cruz, o msmo que hoje Comanda o BOPE RN, espero não ter ofendido o amigo e sim cooperado com a vossa importantissima pesquisa sobre a História da PM RN em Geral.
ResponderExcluirgostaria muito que contassem a hitoria de como começou o P A E Pelotão de ativides esperciais.
ResponderExcluiroi frank boa noite espero q esteja tudo bem por ai goataria muito q vc enviasse fotos do p.a.e vou fiacar em q.a.p meu q.t.h é ed.murphi@hotmail.com
ResponderExcluirboa noite, poderia postar os nomes da turma do curso formação de soldado de 1983 e 84 obrigado.
ResponderExcluirmeu novo e - mail felix49dil@gmail,com
ResponderExcluiroeste news vcs tem como resgatar os nomes dos formandos dos soldados do c.f.a.p do ano de 1983 e 84 e publicar foi dai que sairão alguns soldados do p a e (pelotão de atividades especiais ) inclusive eu soldado L. BATISTA.
ResponderExcluirÉ MESMO DEPOIS DE TANTO TEMPO NADA SOBRE O P A E MAIS EU ESTOU NA ESPERA , MEU
ResponderExcluir